DIREITOS PERDIDOS
Sadam foi condenado. Muitos se sentem aliviados, outros tantos nem sabem que esta pessoa existe ou que matou e usurpou muitos de seus conterrâneos. Para se ter uma idéia, este sujeito é responsável direta ou indiretamente pelas seguintes mortes:
Em 1991 - Saddam Hussein esmaga a rebelião xiita no sul do Iraque, deixando milhares de vítimas, depois da derrota do exército iraquiano no Kuwait por uma coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos. - Em 1988, durante a guerra Iraque-Irã (1980-88), a aviação iraquiana lançou agentes químicos sobre Halabja (nordeste). Este bombardeio foi o maior ataque a gás contra civis: cerca de cinco mil curdos iraquianos, na maioria mulheres e crianças, foram mortos em alguns minutos, e 10.000 feridos. - A campanha Anfal: em 1987-1988 cerca de 100.000 pessoas foram mortas em deslocamentos massivos de populações curdas e em massacres nas cidades curdas pelo regime de Saddam Hussein, segundo um balanço constantemente divulgado. - O Irã, cuja guerra com o Iraque deixou quase um milhão de mortos de um lado e de outro, segundo estimativas ocidentais, acusa Saddam Hussein de "crime contra a humanidade, genocídio, violação das regras internacionais e utilização de armas proibidas". - O Kuwait, invadido em 1990 pelas tropas de Saddam Hussein e ocupado durante sete meses, pediu a pena de morte em sua peça de acusação contra o ex-presidente iraquiano por crimes cometidos no emirado. A peça de acusação torna Saddam Hussein e seus subordinados responsáveis por crimes contra a humanidade, crimes de guerra e uso da força armada para invadir o emirado. - Em 1983, a execução de oito mil membros da tribo Barzani, um potente clã curdo ao qual pertence o chefe do Partido Democrata do Curdistão e atual presidente do Curdistão, Massoud Barzani. - Execuções de dignitários religiosos xiitas em 1980 e 1999 (fonte AFP e site Terra).
O que realmente conta agora é que ele vai ser morto, vai ser enforcado. Na verdade, apesar de nós não pensarmos muito no assunto morte, todos, um dia iremos morrer, porém quando se coloca uma data nisso, fica mais difícil entender, e Sadam Morrerá dentro de 30 dias. Não sei se é certo um homem pagar com a vida pela mão de outro homem, com certeza a Anistia Internacional terá assunto a discutir contra esta sentença, mas a Anistia deveria também ter em mente que infelizmente as pessoas que foram mortas por este escroto não podem mais reclamar, pois o seu sangue já manchou as mãos deste ditador e esta mancha, nunca poderá ser limpa, mesmo pela mais bem intencionada Anistia existente...
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home